Retomadas as obras de duplicação da BR-392

Retomadas as obras de duplicação da BR-392

Foto: Beto Albert

Iniciadas na metade de novembro passado, com o corte de vegetação entre os trevos da Estância do Minuano e do condomínio Estância dos Montes, as obras de duplicação da BR-392 tiveram uma longa pausa por conta do recesso do final de ano da construção e os ajustes no projeto. Esta semana, os trabalhos foram retomados nesse mesmo trecho e, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), prosseguirão até a conclusão da duplicação dos 2,5 km entre o Trevo da Uglione e o Estância dos Montes, na saída para São Sepé. A previsão do Dnit é concluir a obra até o final deste ano, por R$ 25 milhões. A obra tinha sido licitada pela primeira vez em 2015, mas as empresas vencedoras desistiram da obra. 


Pare e Siga

O Dnit alerta os motoristas que está previsto o sistema de Pare e Siga e estreitamento de faixa no km 349, entre o Estância dos Montes e a Estância do Minuano. As alterações de fluxo ocorrem até a segunda quinzena de março. Isso é necessário para essas obras de duplicação e a ampliação de pista do trecho urbano da BR-392.

No segmento, equipes executam serviços de terraplenagem e escavação. O trecho tem reforço na sinalização com placas e cones, além de equipes de controle de fluxo, visando a segurança dos trabalhadores e dos usuários da rodovia. Em caso de condições climáticas adversas, a operação poderá ser adiada.


O que terá

Essa obra de duplicação dos 2,5 km está dentro de um contrato maior, que prevê também recuperação, novos trevos e terceiras faixas nas BR-290 e 392. Agora, os trabalhos estão sendo feitos no lado direito da rodovia, no sentido São Sepé - Santa Maria, onde serão construídas as duas pistas novas. O órgão federal diz que o projeto que será executado prevê a construção de calçadas em ambos os lados do entroncamento com a Travessia Urbana (Dom Antônio Reis) até o acesso à Estância do Minuano. O trecho também terá iluminação e ciclovia no sentido São Sepé - Santa Maria, entre o trevo do supermercado Feltrin e o viaduto da Uglione. Vale lembrar que, nesse último trecho, o Dnit já havia construído duas pistas na chegada a Santa Maria – ou seja, do Feltrin à Uglione, um dos lados já está duplicado, o que deve reduzir o tempo de obras agora.


Passarelas

O Dnit prevê a construção de três passarelas nesse trecho da BR-392 que será duplicado. Mas a licitação dessas travessias de pedestres ainda não foi lançada. O Dnit tentará licitar as obras em breve. A falta de passagem segura a pedestres e de iluminação são as principais queixas de moradores e motoristas, pois a rodovia é muito escura e os veículos passam em alta velocidade. Problemas antigos que devem ser solucionado, se tudo correr dentro do previsto. O problema é que ainda não há data para essas passarelas saírem do papel.

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Deni Zolin

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